quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um pouco de Marketing e de Marcas

Curiosidade
Steve Jobs escolheu a maça como símbolo de sua companhia, a Apple, porque chegou a trabalhar em um pomar e afirmava que era a fruta que ele mais gostava.

Um pouco da história das Marcas

A prática de marcar objetos remonta a tempos imemoriais. Os primeiros vestígios são, aparentemente, a fixação de sinais em gado - o que explica o termo brand name, já que brand provém de um verbo que significa "queimar“.
Havia marcas pessoais, que designavam indivíduos, tais como brasões, e a própria casa da família, daí house mark. Na sua maioria, ou digamos, as marcas mais poderosas surgiram entre
1890 e 1940, porque naquela época imperava outro espírito, mais aventureiro, mais heróico.

O dono da empresa era o senhor que decidia tudo, ninguém se atrevia a dar palpites nem opiniões.
Não existiam técnicos em vendas, nem em distribuição, muitos menos em planejamento e marketeiros nem pensar.

Mas afinal, o que é marca?

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja;
Algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada;
Pode ser um signo, um símbolo ou um ícone; uma simples palavra pode referir uma marca.
O conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica;
Comunica a “Promessa” de um produto, seu diferencial aos concorrentes e que o faz especial e único.

Conceito de Marketing (algumas definições)

“Marketing é o processo social e empresarial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da troca de produtos e criação de valor, com outros”.
Philip Kotler, 1980

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições, bem como o processo de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral”.
AMA (Associação Americana de Marketing)

“Marketing é a intenção de entender e atender o mercado”.
Raimar Richers, 1981

Comparando os Mercados
PASSADO
• Pouca variedade de produtos
• Procura maior que a oferta
• Consumidores pouco exigentes
• Pouco risco nas decisões
• Muitas oportunidades, poucas ameaças
O bom profissional em marketing tinha apenas "instinto", senso de negócios

HOJE
• Muita variedade de produtos
• Oferta maior que a procura
• Consumidores muito exigentes
• Risco elevado nas decisões
• Poucas oportunidades, muitas ameaças
O bom profissional de marketing coleta informações, planeja, executa e controla o processo de marketing.

Referências Bibliográficas:
Marketing Contemporâneo: Novas Práticas de Gestão
Autor (organizador): Antonio Carlos Giuliani
Editora: Saraiva

Marca e Seus Personagens
Autor: Francesc Petit
Editora Futura
Curiosidade: fonte wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário