A execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas ou programas às diversas dimensões ou variáveis passíveis de intervenção no “objeto” do marketing – isto é, o bem, o serviço, a idéia ou a pessoa. Conjunto de ferramentas que propiciam as ações de marketing.
Composto mercadológico = mix de marketing = 4P’s = marketing mix
Composto mercadológico
Produto:
São as características de qualquer bem, serviço, idéia, pessoa, instituição etc., que potencialmente possui valor de troca. Entre essas características estão o design do produto em si, a embalagem, as cores, seu aroma, sabor, a tipologia dos rótulos, e outras.
Preço:
São as variáveis que refletem o custo do produto para o consumidor, como o preço propriamente dito, condições de pagamento, aceitação ou não de cartões, entre outras.
Praça:
É tudo que se relaciona à distribuição, localização física e logística envolvida para fazer um produto chegar às mãos do consumidor.
Promoção:
É o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Para tanto, envolvem a criação e veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além de venda pessoal.
DE 4 P’s para 4 C’s
- Tentativa de entender a ótica do consumidor;
- O foco é o cliente.
4C’s: modelo alternativo ao tradicional 4 P’s, que enfoca a perspectiva do público-alvo, incluindo cliente, custo, comodidade ou conveniência e comunicação.
Produto = Cliente
Preço = Custo
Praça = Comodidade ou conveniência
Promoção = Comunicação
Mercado
Arena do marketing, em que as diferentes empresas buscam oferecer seus serviços, produtos e marcas aos consumidores.
Texto extraído do excelente livro Fundamentos de Marketing, conceitos básicos, da editora Saraiva, produzido pelos Luciano Crocco, Renato Telles, Ricardo M. Gioia, Thelma Rocha e Vivian Iara Strehlau.
olá prof Márico, estou fazendo minha monografia sobre os 6p´s no processo do comportamento de compra do consumidor e não estou achando nada referente há esse tema, gostaria de saber se você tem algum site ou livro que posso estar acessando.
ResponderExcluirAtt Tatiane Aparecida Chinali
meu e-mail é tatianechinali@yahoo.com.br.
ResponderExcluiragradeço desde de já.