segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O "case" nosso de cada dia...

Case, case, case, case...
Quantas vezes você já ouviu falar em case, ou estudo de caso?

Mas, será que realmente sabemos o seu significado?

O texto abaixo foi extraído da obra: "Marketing de Seriços, casos brasileiros", dos autores Angela da Rocha e Renato Cotta de Mello, e nos apresenta uma boa conceituação sobre o tema.

A magia dos casos

O método do caso vem sendo usado, no país, desde a década de 60, pelas principais escolas de negócios.

A premissa básica de que parte o método do caso é de que Administração de Empresas não pode ser ensinada unicamente mediante teorias, mas que é necessário proporcionar ao estudante, seja ele um executivo experimentado ou não, a oportunidade de discutir situações reais de negócios e a elas aplicar as teorias e conhecimentos adquiridos. Desenvolvido pela Harvard Business School, dos EUA, o método do caso difundiu-se em todos os importantes centros de ensino no mundo.

O que é um caso?

O caso (ou case), é uma situação real de negócios, vivida por uma empresa em determinado momento. O objetivo de um caso não é, então, dar exemplos, ou ilustrar práticas de gestão menos ou mais bem-sucedidas. O caso é um veículo para a discussão de idéias, conceitos e práticas gerenciais, que visa fundamentalmente, ao desenvolvimento de habilidades analíticas e decisórias.

Trata-se, portanto, de um relato, mais ou menos detalhado, de determinada situação empresarial. Em que difere, então, um caso de um artigo de jornal?

Em primeiro lugar, uma reportagem sobre uma empresa expressa a opinião do jornalista, ou do jornal, sobre aquela empresa. Um caso, no entanto, não traz a opinião de seus autores sobre o que fez a empresa. É sempre apresentado sob a perspectiva da empresa, ou de observadores externos a ela, não da perspectiva de que o escreveu. Em segundo lugar, o caso atende a objetivos educacionais específicos. A seleção de tema é, então, resultante desse aspecto.

Um case contém diferentes tipos de informação. Normalmente, apresenta informações relativas aos antecedentes da situação a ser analisada, tais como características da empresa e do setor, histórico da empresa e do problema a ser analisado. Em seguida, apresenta as questões específicas que levaram ao desenvolvimento do caso e que devem ser objeto de análise, avaliação ou decisão. Alguns casos informam os resultados obtidos com determinadas decisões, enquanto outros apenas colocam as decisões a serem tomadas.
Livro indicado: Marketing de Serviços, casos brasileiros
Autores: Angela da Rocha e Renato Cotta de Melo (organizadores)
Editora: Atlas - Ano: 2.000

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